Play-to-Earn quer dizer “Jogar-para-ganhar”, literalmente. É o modelo de negócios mais recente na indústria de games digitais. Seu conceito é de economia aberta, proporcionando benefícios financeiros a todos os jogadores que agregam valor contribuindo para o mundo dos jogos.

Num mundo tão estressante, os jogos digitais se tornaram uma forma de relaxamento, seja por alguns minutos ou até mesmo horas. Jogamos em nossos celulares, computadores, tablets, o que tivermos mais fácil acesso no momento. Mas agora a plataforma é o menos importante, o melhor mesmo é relaxar e ainda ganhar um extra! Já pensou nisso?

Como Funciona o Play-to-Earn?

Free-to-Play é a base

Os jogadores muitas vezes precisam comprar o direito de jogar em um jogo premium. O investimento financeiro é bastante íngreme, pois não é muito comum pagar 60 dólares por um jogo recém-lançado ou aqueles que se tornam queridinhos.

O modelo de negócio Free-to-Play permite que os jogadores obtenham um jogo completamente gratuito sem qualquer compromisso financeiro. Mas dão aos consumidores uma experiência limitada/restrita. Os jogadores precisarão muitas vezes pagar para acelerar seu progresso ou para obter itens especiais. Por exemplo, no Alien Words é preciso comprar ferramentas para minerar mais rapidamente TLM’s ou NFT’s, mas para começar a jogar é só fazer um login utilizando o Google ou Facebook, entre outros.

Alguns dos maiores jogos do mercado estão realmente disponíveis gratuitamente. Só no ano passado, Fortnite foi responsável por 1,8 bilhão de dólares em receita, mesmo que o jogo battle royale seja completamente gratuito. Entre os maiores jogos do mercado estão títulos como League of Legends e Hearthstone, Dota 2, Counter Strike, Clahs Royale, que estão basicamente todos disponíveis gratuitamente. No entanto, cada desenvolvedor tem suas próprias maneiras de fazer com que os usuários paguem por conteúdo adicional ou cosméticos.

O modelo de negócio Free-to-Play amadureceu, e os desenvolvedores aprenderam a arte da monetização.

O modelo de negócio Play-to-Earn tem como base o Free-to-Play, usando mecânicas parecidas. No entanto, jogos Play-to-Earn permitem que os jogadores ganhem dinheiro ou ganhem ativos digitais valiosos em troca do tempo que “gastam” naquele jogo.

Explicando o Play-to-Earn

Dar aos jogadores a propriedade sobre os ativos do jogo e permite que eles aumentem seu valor jogando ativamente. Ao participar da economia do jogo, os jogadores estão criando valor para outros jogadores e desenvolvedores, assim todo mundo ganha. Os ativos digitais conquistados podem ser qualquer coisa, que vai desde criptomoedas até recursos no jogo que são tokenizados na blockchain. É por isso que o modelo de negócio Play-to-Earn funciona bem junto com jogos blockchain.

No modelo de negócios Play-to-Earn, o jogo e os desenvolvedores recompensam os jogadores por colocar tempo e esforço em seu jogo. Por exemplo, em Axie Infinity os jogadores ganham Small Love Potion (SLP), que podem ser trocados por moedas como dólar e real, ou ainda podem ser usados para criar novos Axies. Outros exemplos são os recursos em Alien Worlds, ou as recompensas que os jogadores podem ganhar no jogo R-planet.

Em essência, um jogo Play-to-Earn pode ser grátis para jogar, mas nem sempre é assim. No Axie Infinity, por exemplo, os jogadores precisam comprar três Axies antes de serem capazes de lutar em troca das recompensas dentro da Lunacia. Gods Unchained também exige que os jogadores invistam dinheiro em cartas de jogadores, antes que eles possam ganhar outras cartas nas competições do jogo. Entretanto existe uma grande diferença quando falamos de jogos em blockchain:

  • Os ativos que você compra para começar a jogar, assim como os que você ganha dentro dos jogos, são propriedades sua e fica guardados na sua carteira.
  • Você pode negociar livremente estes itens no mercado, sejam eles NFTs ou moedas tokens, comprando ou vendendo para outras pessoas.
  • As empresas ou comunidades que criam esses jogos não tem propriedade sobre estes itens.
Como Funciona o Play-to-Earn?

Desenvolver games custa dinheiro, muitas vezes investimentos altos. No entanto, o benefício do modelo de negócio Play-to-Earn é que um gamer sempre cria algum valor que pode ser vendido. Então o investimento do jogador acaba retornando de outras formas, inclusive com a venda dos itens adquiridos. É uma via de mão dupla, você gasta para iniciar ou para melhorar, mas também ganha.

Postagens Recentes

O que são jogos NFT – Um guia completo

O que são jogos NFT – Um guia completo

Desde que os NFTs invadiram o mundo dos games, foi só caos e revolução. Mesmo com uns torcendo o nariz no começo, muita gente sacou o potencial absurdo dos jogos play-to-earn. Pra quem tá nessa vibe, entrar nos jogos NFT é tipo abrir uma porta direto para o universo...

Uma Nova Era de Empoderamento para os NFTs do Axie Infinity

Uma Nova Era de Empoderamento para os NFTs do Axie Infinity

A equipe da Sky Mavis por trás do triunfo Play-to-Earn, Axie Infinity, recentemente introduziu a funcionalidade de "Estágio 2" para a evolução de todos os personagens Axie. Cada aprimoramento — exclusivamente projetado pelo artista Masamu — faz com que os NFTs do Axie...

Airdrop de Catalysts e Atualização do Gamemaker no The Sandbox

Airdrop de Catalysts e Atualização do Gamemaker no The Sandbox

O The Sandbox mantém a ação com uma atualização para seu cliente Gamemaker e a introdução dos NFTs Catalyst, que permitem que os proprietários criem itens com raridades e bônus de estatísticas variados, inaugurando uma nova era de itens colecionáveis no universo de...